Como nasce um salão de beleza ou uma barbeira? 7 Dicas para um ambiente de sucesso.

 O salão de beleza, mais do que um local para cortar cabelos ou fazer as unhas é, para muitos, um lugar de relaxamento, onde é possível tirar um tempo para cuidar de si mesmo e renovar as energias. Por isso, para montar um salão, além de muito funcional, a decoração precisa proporcionar conforto e bem-estar aos clientes.

Público Alvo

O primeiro passo, portanto, é definir o público alvo, já que os estilos vão mudar conforme o objetivo. As cores, por exemplo, podem passar sensações diferentes. Ou mesmo se o local atende apenas mulheres ou é um ambiente unissex, a comunicação com o cliente será outra. No caso das barbearias, menos detalhes, cores mais sóbrias, e design que lembra o ambiente industrial pode agradar mais aos homens.

Cores

Cada cor tem um significado especial na decoração. O rosa e o lilás remetem ao feminino. O amarelo é criativo e alegre. O verde traz a sensação de bem-estar e equilíbrio. O azul é calmante. O vermelho é excitante e sensual.

Também é preciso pensar nos vários espaços que compõem um salão. A recepção, a área de espera, as bancadas dos cabeleireiros e maquiadores, os lavatórios e o espaço das manicures. Cada um pode receber um toque diferente, tanto nas cores quanto na iluminação.

Iluminação

A luminosidade é um fator muito importante para o bom desempenho dos profissionais. Por isso, nas áreas de trabalho, é importante que haja muita luz, enquanto nos lavatórios uma iluminação mais baixa favorece o relaxamento. A luz natural é sempre bem-vinda. Além de reduzir o custo, ambientes ensolarados trazem conforto.

Conforto

Este, aliás é um ponto importantíssimo. Mais do que a beleza, o conforto e o aconchego podem ser o grande diferencial de um salão. Peças estofadas, poltronas e puffs que façam o cliente não ter vontade de ir embora, valem o investimento!

Organização

O layout é também fundamental e precisa favorecer a circulação. A distribuição dos móveis pode mudar completamente a sensação de tamanho dos lugares. Um ambiente amplo pode ser perdido se mal dividido.

Praticidade

Os tipos de materiais escolhidos não ficam atrás. É preciso pensar em beleza e funcionalidade. O piso, por exemplo, deve ser fácil de manter limpo e higienizado. Pontos de luz, tomadas e fontes de energia precisam ser calculados para estarem sempre perto dos profissionais e sem riscos. O ideal é sempre contar com a ajuda de um arquiteto.

Som Ambiente

O que toca em um estabelecimento exerce grande influência em seus consumidores. Conquistá-lo com músicas parece ser algo simples, mas é preciso muito estudo para não cometer o erro de colocar simplesmente seu gênero de música preferido e sim o que vai agradar seu público.

Os gêneros musicais e os artistas devem ser selecionados de acordo com as características da marca, do local, da sensação que se quer causar. Músicas calmas possuem o efeito tranquilizante, capaz de diminuir o ritmo do consumidor. Um som em volume muito alto, além de irritante é desconfortável e muitas vezes faz com que o cliente, mesmo sem perceber, vá embora mais cedo.

Ao colocar um som ambiente, lembre-se que ele deve permanecer como música de fundo, influenciando indiretamente o consumidor no tempo que fica no estabelecimento.

A Pivot Point tem duas sugestões de playlist! E é só ficar de olho nas playlists da Pivot Point no Spotify, que sempre tem novidades por lá!

BEAUTY SALON https://open.spotify.com/playlist/7gRnL2DFuseV2MdwB7MzAo?si=Uft-OgA4SxSQgpkT_UF2Ag&dl_branch=1

BARBER SHOP https://open.spotify.com/playlist/5sOgUzXTdP3zqWKHnybTUS?si=WhZEndLOS0OkwGCCXUzQZQ&dl_branch=1