A Revolução da Inteligência Artificial: Transformando Salões de Beleza
Descubra como a Inteligência Artificial está transformando o mercado de beleza e conheça em detalhes o Salão da Amazon.
Que o setor da beleza é um dos que mais cresce no Brasil todo mundo já sabe, mas você tem ideia do quanto ele está evoluindo? As novas tecnologias têm mudado a forma de fazer negócio e já chegaram para diversos segmentos de diferentes maneiras.
Neste texto, explicaremos como a inteligência artificial (IA) e a tecnologia estão redefinindo a experiência no Salão de Beleza da Amazon e trazendo inovações surpreendentes no mercado da beleza.
A influência da IA e tecnologia no mercado da beleza
A IA é alimentada por dados que evoluem conforme o uso. É como se fosse uma máquina que aprende com você, ficando mais inteligente e compreendendo o que se espera dela.
O que você precisa saber é que essa tecnologia consegue promover personalização onde é aplicada. Desse modo, ela pode realizar tarefas da maneira desejada e consegue se aprimorar conforme é usada.
As ferramentas que usam inteligência artificial fazem os usuários passarem por uma verdadeira experiência e de acordo com um estudo da Forrester, 77% dos consumidores recomendam e pagam mais por um serviço ou experiência personalizada.
Mas como conseguir entregar um serviço que é a cara do seu cliente? É simples, usando tecnologia!
A transformação dos salões de beleza através da IA
As inovações tecnológicas que estão mudando a forma como os salões de beleza operam, um exemplo disso é o Amazon Salon, salão de beleza tecnológico lançado pela empresa em Londres, que oferece tecnologias como realidade aumentada para testar cores, cortes e penteados, e QRCodes para ver detalhes do produto. Nas primeiras semanas, o Amazon Salon só estará disponível para funcionários da empresa. Quem agendar um horário poderá explorar o aplicativo para corte de cabelo em RA antes de tomar sua decisão e também usar um tablet Fire da Amazon enquanto é atendido.
"Projetamos este salão para que os clientes pudessem experimentar algumas das melhores tecnologias, produtos para os cabelos e estilistas da indústria", disse John Boumphrey, gerente nacional da Amazon no Reino Unido, em um comunicado. "Queremos que este local único nos aproxime mais dos clientes e seja um lugar onde possamos colaborar com a indústria e testar novas tecnologias".
Outra novidade sendo testada é uma nova tecnologia que permite que o cliente aponte para um produto na prateleira virtual para mais informações e opções de compra aparecerem. Se quiser pedir o item, o cliente deve escanear um código QR, que irá direcioná-lo para uma página de produto no site da Amazon. A novidade remete um pouco aos supermercados Go, projeto da Amazon onde o cliente não precisa parar no caixa e que já é relativamente grande em Londres. Porém, a diferença de um mercado para um salão de beleza é que o foco do cliente não está exatamente em achar novos produtos, então a prateleira virtual pode acabar não tendo o mesmo resultado do Go.
Apesar da empresa de Jeff Bezos não ser a primeira coisa que vem em mente ao falar de cabeleireiro, esta não é a primeira aventura da gigante no setor de moda e beleza. Uma loja online para produtos de spa e salão de belezas, chamada de Amazon Professional Beauty Store, já foi lançada anteriormente no Reino Unido.
Até o momento, o Amazon Salon é uma iniciativa piloto lançada em Londres, no Reino Unido. Ainda não há informações sobre a abertura de outras unidades em outras regiões ou países. No entanto, isso não significa que você não possa aproveitar as novas tecnologias para melhorar a eficiência e a experiência do seu salão de beleza.
Fonte: Exame
E como posso usar IA no meu salão de beleza?
Atualmente, já estão disponíveis no mercado produtos com inteligência artificial (IA) que podem ser usados no seu salão, confira alguns deles:
- Sistemas de agendamento online;
- Chatbots de atendimento ao cliente em tempo real;
- Análise personalizada de pele e cabelo;
- Personalização de produtos e previsão de tendências;
- Sistemas de gerenciamento de estoque e vendas.
Ao incorporar a IA no seu salão de beleza, você pode oferecer serviços personalizados e de qualidade aos seus clientes, tornando o atendimento mais eficiente e agradável. Além disso, você pode usar as novas tecnologias para aumentar a sua presença online, atrair novos clientes e fidelizar os antigos.
Embora a iniciativa do Amazon Salon seja uma novidade, é possível que outras empresas sigam essa tendência no futuro. Por isso, é importante que você esteja preparado e atualizado para se manter competitivo no mercado de beleza.
Upstyle Education: O melhor blog para profissionais de beleza, cabeleireiros e barbearia
Procurando por conteúdo de qualidade para aprimorar seus conhecimentos em beleza, cabelo e barbearia? Então você precisa conhecer melhor o Upstyle Education, o blog oficial da Pivot Point, referência mundial em educação para profissionais de beleza.
Aqui você encontrará dicas, tendências e informações atualizadas sobre os mais diversos temas relacionados à indústria da beleza. Acesse agora mesmo nossa home e descubra como se manter atualizado e se destacar no mercado de trabalho!