Bauhaus, a escola de design alemã que inspirou a Pivot Point

Uma escola de design com mais de 100 anos que inspira até hoje. Esta é Bauhaus. Fundada em 1919 pelo arquiteto Walter Gropius, na cidade de Weimar, na Alemanha, a primeira academia de design do mundo dominou a arte europeia ao longo das décadas de 1920 e 1930, mas segue, em 2021, influenciando gerações.

Das linhas retas, formas geométricas e brancas de Oscar Niemayer, referência na arquitetura mundial, até os modernos equipamentos tecnológicos com visual "clean" como os produtos da Apple, há um toque de Bauhaus.

A escola juntava várias disciplinas que se complementavam. Artes até então consideradas "inferiores" como cerâmica, tecelagem e marcenaria juntavam-se à arquitetura, artesanato, escultura, pintura e desenho industrial. O intuito era criar objetos cuja produção fosse de baixo custo e rápida. O bom design deveria ser de novo acessível na Alemanha, um país cuja economia encontrava-se dizimada após a Primeira Guerra Mundial.

Bauhaus atraiu artistas de talentos distintos, das mais diferentes áreas e origens. O movimento ganhou o mundo, transformou a história do design e ainda é fonte de inspiração. A Pivot Point é uma delas.

A influência na Pivot Point

Inspirada na escola de Bauhaus, a Pivot Point nasceu em Chicado, em 1962. Uma metodologia exclusiva criada a partir de enfoque científico e criatividade artística. Ver, pensar, criar e adaptar.

A natureza, a arquitetura, a arte e suas próprias referências são pontos de partida para a criação, aos olhos da Pivot Point.

"A influência da Bauhaus na metodologia Pivot Point pode ser percebida através do fato que o cabelo é compreendido como uma matéria-prima utilizado para a expressão da arte. Assim como em outros tipos de arte, elementos como a forma, a textura e a cor são peças chaves para a elaboração do design de cabelo", explica Rafaela Raskin, coordenadora de capacitação da Pivot Point no Brasil.

Presente em cinco continentes com uma metodologia exclusiva que há quase 60 anos transforma vidas a Pivot Point propõe, através de um ensino original, o aperfeiçoamos das habilidades de seus alunos.

Estimular novas ideias através do design e garantir uma visão universal da metodologia na prática, é a essência da Pivot Point.