Como conseguir certificação internacional para cabeleireiro
Possuir um certificado internacional de cabeleireiro ou barbeiro é um diferencial num mercado cada vez mais competitivo.
No entanto, é preciso estar atento a alguns aspectos na hora de escolher o curso adequado para a sua necessidade, pois todo ano surgem escolas e academias que prometem a tão sonhada certificação internacional, mas não seguem os requisitos exigidos por lei.
Quer saber mais sobre o assunto? Então segue o fio para saber o que é uma certificação internacional confiável, onde você pode conseguir uma e se é possível trabalhar fora do país com um certificado da Pivot Point.
Para exercer a profissão de cabeleireiro ou barbeiro, a lei brasileira exige treinamento profissional e certificação técnica por entidades privadas ou públicas.
Na área de beleza brasileira, atualmente, existem centenas de cursos para todos os perfis de profissionais, mas poucas escolas e academias emitem certificados com reconhecimento internacional.
Isso porque para obter esse selo, a instituição precisa ter reconhecimento internacional comprovado, além de metodologias de ensino próprias, criadas e atestadas em solos gringos.
Obter um certificado internacional é uma forma de obter reconhecimento no mercado de trabalho, pois os cursos internacionais são muitas vezes um diferencial no currículo e carreira de um profissional da beleza.
Além disso, a inovação das práticas profissionais é um dos pontos altos dos cursos com metodologias internacionais. Isso porque as práticas ensinadas foram pensadas a partir de conhecimentos de outra cultura, o que pode te ajudar a desenvolver habilidades de forma mais ampla.
Existem basicamente duas opções para quem deseja um certificado internacional para cabeleireiro ou barbeiro: buscar por instituições internacionais confiáveis que oferecem cursos no Brasil, ou fazer um intercâmbio e estudar diretamente em solos internacionais.
A primeira opção, no entanto, é mais limitada, pois atualmente apenas duas instituições confiáveis oferecem cursos no Brasil, a Pivot Point e o Instituito L'oreal.
Já na segunda opção existem diversas academias espalhadas pelo mundo, basta escolher o país que mais lhe interessa e pesquisar pelas melhores instituições. Mas lembre-se, é preciso dominar a língua de origem, ou não conseguirá acompanhar as aulas.
A legislação que regulamenta as profissões relacionadas à beleza muda conforme o país. Para exercer a profissão fora do país é preciso saber os critérios de regulamentação vigentes e se certificar de que a grade do curso que você fez está adequada às exigências daquele país.
A academia Pivot Point possui sede em 19 países, portanto, nesses países haverá o reconhecimento do certificado emitido pela instituição. Contudo, lembre-se que trabalhar em outro país não depende apenas de reconhecimento do certificado, mas também de um visto de trabalho.
A Pivot Point possui cursos a partir de R$239,00, confira já a grade cursos online e presenciais e escolha o mais adequado para você.