Como fazer a leitura correta da referência que o cliente traz?

Para fazer uma leitura correta sobre a expectativa do cliente é necessário, em primeiro lugar, realizar uma análise completa da referência que está sendo solicitada e do perfil da pessoa que está pedindo.

Segundo a educadora Camila Salles "O primeiro passo é analisar o cabelo seco, etapa que será fundamental para o sucesso no resultado final".

O erro mais comum na hora de identificar o desejo do cliente é pular uma parte muito importante da análise: a conversa na cadeira com o cabelo ainda seco. Muitos profissionais se esquecem disso e mandam o cliente direto para o lavatório, atrapalhando o processo.

Na Pivot Point sugerimos começar o atendimento com dois tipos de leitura: a do cliente e a do cabelo. Para ambas, também é preciso fazer a análise visual (o que vemos) e uma análise verbal (o que perguntamos).

Quando fazemos estas duas análises conseguimos compreender o pedido do cliente e identificar seu desejo. Descobrimos o que ele não gosta, como cuida do cabelo, como é a sua rotina e muitos outros aspectos que são importantes para que não haja nenhum mal entendido.

Fotos de referências também são ferramentas importantes para nos ajudar a compreender o que o cliente tem em mente.

Para evitar erros no resultado final é necessário saber fazer uma boa leitura de corte. O profissional precisa entender sobre os 3 níveis de observação: básico, detalhado e, principalmente, o nível abstrato. Neste último, identificamos o gráfico de estrutura, ou seja, como os fios se comportam pela curva da cabeça.

Na Pivot Point apresentamos ainda as quatro formas básicas de corte: Camadas Aumentadas, Sólida, Graduação e Camadas Uniformes. Identificar cada uma delas e suas características possibilitam ao profissional fazer uma leitura de corte perfeita.

As quatro formas são:

- CAMADAS AUMENTADAS: apresenta o fio de cima menor que o fio de baixo, em caimento natural temos camadas leves e um peso distribuído formando assim uma figura alongada e uma textura ativada.

- SÓLIDA: apresenta os fios de cima maiores que os fios de baixo, fazendo com que todos os fios se encontrem no mesmo nível, temos assim uma forma pesada com peso concentrado nas pontas, uma textura desativada e uma figura retangular.

- GRADUADA: apresenta os fios de cima também maiores que o de baixo, mas não maiores a ponte de cobrir os fios de baixo, causando assim uma combinação de textura ativada e textura desativada. O peso desta forma se encontra no encontro destas texturas e temos uma figura triangular representante desta forma.

- CAMADAS UNIFORMES: apresenta todos os fios do mesmo tamanho, com textura totalmente ativada e ausência de peso, automaticamente máximo de volume representada pela figura circular. 

Agora que você já sabe como fazer a leitura correta de um pedido, é só aplicar na prática e arrasar nos cortes! Marque a Pivot Point nas redes sociais para acompanharmos seus atendimentos.