Couro cabeludo saudável: 4 dicas de cuidado essenciais

 Você sabia que o couro cabeludo é uma região com produção metabólica intensa? Nele há a produção de sebo e também é onde ocorre o desenvolvimento do ciclo capilar. Além disso, é uma região propensa a diversas condições.

No texto de hoje, você entenderá quais fatores podem afetar a saúde do couro cabeludo, além de 4 dicas de cuidados com o couro cabeludo para inserir na rotina.


Quais fatores afetam a saúde do couro cabeludo?

Dentre as condições que podem afetar a saúde do couro cabeludo, segundo o blog da portmed, as mais comuns são: foliculite, pitiríase, alopecia, mas normalmente ocasionam em fios fragilizados, desvitalizados, além de queda, excesso de produção de sebo ou a famosa caspa.

Além disso, estudos apontam que poluição, excesso de oleosidade e produtos com silicones insolúveis na fórmula podem prejudicar a saúde do couro cabeludo e ocasionar em fios quebradiços, queda de cabelo e irritação.


Como cuidar do couro cabeludo?

Um couro cabeludo com circulação sanguínea saudável e controle de oleosidade sustenta o crescimento de um cabelo saudável.

Se você sofre com algumas das condições citadas acima, existem alguns pequenos cuidados podem ser inseridos na rotina de autocuidado para ajudar no equilíbrio do microbioma da região. Confira!


Lavagem terapêutica capilar

O tratamento deve ser feito com produtos especializados. Promove a limpeza profunda do couro cabeludo e ajudar a controlar produções excessivas de sebo na região.

Estudos apontam que o uso de produtos que contenham óleos essenciais, como melaleuca, ajudam a promover a otimização da oxigenação sanguínea e nutrição dos tecidos do couro cabeludo.

Massagem capilar

A massagem no couro cabeludo estimula a circulação sanguínea e também libera as tensões e rigidez dos músculos.

Ela pode ser feita com aparelhos de massagem próprios: como escovas e pente de cerdas duras, ou com as mãos, durante a lavagem.


Saiba mais: O pente da linha WetBrush Go Green, da Keune, é biodegradável e possui óleo de melaleuca na formulação. 

Desembaraçar os fios com delicadeza

Ser gentil ao pentear os cabelos é uma dica valiosa para quem sofre com alguma condição no couro cabeludo, como a alopecia ou foliculite, por exemplo.

Isso porque o couro cabeludo já está fragilizado, portanto esfregar com vigor a região ou puxar os fios com força durante a escovação podem atrasar a recuperação da pele e consequentemente no controle da condição.


Esfoliação capilar

A esfoliação do couro cabeludo ajuda no crescimento dos fios e no controle da oleosidade, é normalmente indicada por profissionais para pessoas com dermatite seborreica.

Pode ser feita em casa com a aplicação de produtos para esfoliação capilar, de preferência com a junção da massagem capilar com os dedos em movimentos circulares.


Gostou do conteúdo? A Pivot Point Brasil cria conteúdos especializados para cabeleireiros e barbeiros. Confira nosso canal no Youtube e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre técnicas de corte, design de cor e outras informações sobre os cursos da academia.