Como cuidar de cabelo cacheado: saiba tudo sobre o tema
Foi-se o tempo que cortar e finalizar cabelos cacheados era um desafio para os profissionais de beleza. Hoje, graças a estudos atualizados sobre corte, estrutura do fio de cabelo e as inovações de cosméticos, a manipulação, tratamento e finalização desse tipo de madeixa não é mais um tabu na rotina dos salões.
É possível conseguir resultados impecáveis com a adaptação de técnicas de secagem, finalização e uso de produtos adequados.
Quer saber o que faz o cabelo ficar cacheado, os tipos de cabelo cacheado e como tratar e finalizar os cachinhos de seus clientes? Segue a leitura, que preparamos este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Diversos fatores influenciam na determinação da textura natural de um fio de cabelo. Quando falamos em cabelos cacheados, os principais são:
- Genética: o gene Trichohyalina é o responsável por tornar os cachos herança genética.
- Queratina: a distribuição da queratina no córtex capilar é um dos fatores que determina a curvatura de um cacho.
- Folículo capilar: a inclinação do folículo capilar também é um fator determinante da curvatura de um cacho. A lógica é simples, quanto mais inclinado à epiderme for o folículo, mais curvado será o cacho.
Na rotina do salão, você já deve ter se deparado com todo tipo de cacho: volumoso, sem volume, com boa definição, sem definição etc. Isso acontece porque, como vimos, diversos fatores influenciam na formação da curvatura do fio de cabelo.
Para facilitar a indicação de tratamentos, escolha da técnica de corte e finalização de cabelos enrolados, é importante entender as 3 principais variações e o porquê delas apresentarem características diferentes umas das outras. Por isso, confira o 3 principais tipos de cabelos cacheados:
O cacho do tipo 3A têm pouca definição e o fio é grosso. A textura varia bastante, mas é normalmente caracterizada por curvatura larga e, às vezes, raiz lisa.
Não apresentam fator de encolhimento. Isso acontece porque a distribuição da queratina no córtex capilar é mais regular e a inclinação do folículo capilar é menos inclinada.
O cacho do tipo 3B é bem definido e o fio mais grosso. A textura é caracterizada por uma curvatura média e volume na raiz.
A inclinação do folículo neste fio de cabelo é média, partir de 45º, e a distribuição da queratina é mais alternada; por isso, apresenta pouco fator de encolhimento.
O cacho do tipo 3C é bem definido e o fio é fino. A textura é determinada por bastante curvatura e volume.
O folículo capilar neste fio de cabelo é bem inclinado, já a distribuição da queratina é bem alternada; por essa razão, apresenta bastante fator de encolhimento.
Cabelos cacheados têm uma tendência maior ao ressecamento, isso porque o formato encaracolado e a curvatura do folículo capilar dificultam a distribuição adequada da oleosidade natural dos fios.
Por esse motivo, os fios cacheados normalmente necessitam de maior atenção quando o assunto é hidratação e tratamentos capilares. Confira a seguir as maiores tendências de tratamento para cabelos cacheados.
Umectação é uma técnica de hidratação, tem como objetivo nutrir por meio da aplicação de óleos vegetais, portanto uma opção natural.
É indicada para fios que apresentam opacidade, frizz e pouca definição da curvatura natural, já que a reposição dos nutrientes do fio contribui para a redução do atrito entre os fios de cabelo e aumento da maciez.
A cauterização capilar é uma técnica de recuperação, tem como objetivo reconstruir a estrutura capilar através da aplicação de produtos químicos.
É indicada para fios desestruturados, com pouca densidade, muito frizz e/ou que apresentam ressecamento recorrente.
A finalização dos cabelos cacheados deve envolver basicamente duas etapas, a aplicação de um finalizador, que pode ser sérum, óleo ou creme e a secagem dos fios, que pode ser natural ou usar uma fonte de calor, como o secador de cabelos.
Para te ajudar a entender melhor este processo, pesquisamos as principais tendências quando o assunto é finalizar o cabelo cacheado. Para saber mais, continue a leitura.
A fitagem é uma técnica de aplicação de líquidos, óleos ou cremes nos fios de cabelo. Consiste em separar o cabelo em seções e aplicar um finalizador ou creme modelador em toda a extensão, dividindo o cabelo em fitas.
O objetivo é distribuir o produto de forma homogênea e como consequência intensificar os resultados. Por isso, o resultado depende da escolha do produto a ser aplicado e da metodologia de secagem.
O Style Curl Cream, da Keune, é um creme modelador e ativador de cachos que ajuda a definir melhor ondas e cachos, tira o frizz e deixa um toque macio e brilhante. Pode ser usado na fitagem e em finalizações com fontes de calor, já que possui proteção térmica.
O plooping é uma técnica de aplicação de finalizador e secagem de cabelos cacheados. Ela não é muito indicada para uso em salões de beleza, por a secagem ser lenta.
A técnica consiste em aplicar o finalizador nos cabelos de forma homogênea e usar uma toalha de microfibra ou camiseta de algodão para tirar o excesso de água e em seguida enrolar os cabelos em uma espécie de touca de banho.
O difusor é o acessório de secagem indicado para cabelos cacheados e ondulados, isso porque ele distribui de forma homogênea o ar do secador nos fios de cabelo, preservando a forma natural do cacho.
Para bons resultados, deve-se unir a secagem com difusor a uma técnica de distribuição de um bom finalizador, como a fitagem e/ou plooping.
Para mais dicas profissionais sobre cabelo, barba e rotina de salão, siga o Instagram da Pivot Point Brasil.