Guia definitivo para se tornar um hair designer

Já ouviu falar na profissão hair designer? O mercado de trabalho está cada vez mais inovador. O fácil acesso a informação e tecnologia acelerou o crescimento em todos os setores, incluindo o da beleza.

O hair designer surge então como um profissional de beleza extremamente capacitado, que não apenas replica cortes, colorações e penteados, mas cria a partir de conhecimentos científicos e práticos.

Embora a profissão tenha muitas similaridades com o cabeleireiro, o hair designer desenvolve conhecimentos, competências e habilidades diferentes, que permitem que ele pense, crie e adapte de forma inteligente a partir da matéria-prima cabelo.

Quer saber mais sobre essa profissão que traz inovação ao mercado da beleza? Então segue o fio que vamos te contar tudo que você precisa saber sobre o tema.

O que é um hair designer?

Designer é alguém que cria para pessoas, o foco desse profissional normalmente é encontrar soluções para problemas, ou ainda melhorar a utilidade de algo já existente. Essa lógica pode ser aplicada a diferentes áreas, existem designers de produtos, designers de moda e também designers de cabelo.

O designer especializado em cabelo então é o profissional que entende que seus clientes estão atrás de criações exclusivas, que destaquem os pontos fortes na sua estética e amenizem os pontos fracos, de acordo com as tendências e referências de escolha.

Qual a diferença entre um cabeleireiro e um hair designer?

À primeira vista os dois termos parecem se referir ao mesmo profissional, mas na verdade, um hair designer tem mais expertise, já que não apenas replica técnicas, mas sim, analisa o material de criação, ou seja, o cabelo de cada cliente, e adapta o corte, coloração e/ou penteado a partir das características subjetivas de cada pessoa.

Ou seja, o designer de cabelo pensa o projeto a partir do desejo do cliente, então analisa as condições do cabelo, para então definir como irá trabalhar para chegar ao objetivo, que sempre deve envolver a satisfação do cliente e a valorização de suas características estéticas.

O que estudar para trabalhar na área?

O profissional que quer atuar como hair designer deve entender as características das diferentes texturas, além de dominar diferentes técnicas. Se o profissional também quiser pintar cabelos, deve entender de química e coloração.

O ideal é que esse profissional esteja em constante atualização, já que os problemas dos clientes vão estar em constante mudança e a inovação para solucioná-los deve acompanhar o ritmo.

Uma boa forma de dar start na carreira é investindo em cursos que ensinem as técnicas básicas para pensar um corte de cabelo. A Pivot Point, maior academia para profissionais da beleza e cabelo, oferece cursos presenciais e a distância. Conheça agora o curso PRECISION 4/U, nele você aprenderá mais sobre as técnicas e filosofias essenciais para um hair designer de sucesso.