Marketing olfativo - O poder dos aromas

Alguns aromas são capazes de nos levar para outros lugares, lembrar de algo que aconteceu há anos e até reviver a sensação daquele momento. Foi por conta deste poder de ativar memórias e as emoções que nasceu o marketing olfativo, uma ferramenta usada para, a partir de um cheiro, ganhar a atenção e - por que não – o coração dos clientes.

A explicação é científica. Enquanto os demais sentidos precisam ser mandados para uma região do sistema nervoso central para serem processados e, só depois, serem enviados para o cérebro para interpretação, o olfato vai diretamente para uma região onde também registramos nossas memórias e emoções.

De acordo um estudo da Universidade Rockefeller, de Nova York, o ser humano é capaz de se lembrar de 35% dos odores que sente, contra 5% do que vê, 2% do que ouve e 1% daquilo que toca. Daí a importância de associar aromar às marcas, lugares ou produtos.

A estratégia de utilizar cheiros para atingir clientes começou a ser usada nos Estados Unidos. Nos anos 70, os cassinos de Las Vegas exalavam aromas capazes de prender os jogadores e apostadores nas casas e até fazê-los jogar mais. Com o tempo o marketing olfativo ganhou força e, nos anos 2000 explodiu chegando a lojas dos mais variados públicos, em diferentes países.

Algumas marcas ficaram famosas por seus cheiros, como o de chicletes da Melissa, o de café da Starbucks, o de bambu da MMartan ou o de doce da Amor aos Pedaços. Aromas que, além de se transformarem em memória, são capazes de influenciar e fidelizar clientes.

Uma pesquisa alemã atestou que o uso de aromas personalizados aumenta em 15,9% o tempo de permanência do cliente no ponto de venda, em 14,8% a probabilidade de compra e em 6% as vendas reais.

O que dizer então do potencial desses aromas quando falamos de um ambiente onde o cliente passa horas e vive a experiência, como nos salões de beleza. O bem-estar, nesses casos, certamente vai impactar ainda mais no tempo de permanência e decisão de compra.

Por isso, pensar ao definir um aroma, assim como o som ambiente de um salão, é tão importante. É preciso definir o público alvo, conhece-lo e entende-lo para saber como melhor agrada-lo. Além de saber qual estilo e que sensações se quer passar.

Atualmente é possível contratar empresas especializadas em estudar cada um desses detalhes e desenvolver o perfil aromático de um empreendimento, seja com aromas que já existem ou até com a criação de um exclusivo. Mais um investimento que pode render bons frutos e proporcionar uma experiência ainda mais especial para seu cliente.