Mercado de beleza em 2023: conheça os novos consumidores
Entender o perfil do consumidor pode ser o diferencial que você precisa para se destacar no competitivo mercado de beleza.
Se você é cabeleireiro ou barbeiro, é importante estar por dentro das tendências de consumo, pois a partir desse conhecimento, você pode planejar mudanças e botar em prática no seu salão, ou marca pessoal.
Pensando nisso, pesquisamos as principais tendências de consumo para o mercado de beleza e resumimos para que você entenda o novo perfil do consumidor de beleza, além de descobrir como se adequar às tendências de consumo para 2023. Continue a leitura e comece já a pensar nas mudanças para o próximo ano.
Segundo as macroprevisões da WGSN, após o período de incertezas ocasionado pela pandemia, o consumidor desenvolveu novas perspectivas. Isso porque, ao enfrentar as dificuldades, se viu impulsionado a desenvolver novas habilidades e valores.
Sabendo da importância de entender e se adequar aos valores dos seus clientes, confira a seguir quem são esses novos consumidores, o que os impulsionam a comprar e as principais preferências de consumo.
Pessoas que repensaram os hábitos de consumo e estão em busca de produtos e serviços multifuncionais.
Este grupo de consumidores é composto por pessoas de todas as idades, mas principalmente pelos jovens da geração Z e X.
São confiantes e bem informados e dão preferências para tratamentos e serviços de beleza eficazes. Além disso, tendem a pagar mais por marcas com apelo científico.
Pessoas das gerações X e Z, além dos millennials. Eles valorizam modelos de negócio sustentáveis e éticos.
Além disso, preferem consumir de marcas que usam produtos com ingredientes naturais, que promovem ações inclusivas e defendem atitudes ecologicamente corretas.
Querem aderir mudanças com impactos positivos, pois entendem a urgência ambiental e acreditam que podem contribuir com hábitos de consumo melhores.
Os consumidores utópicos buscam felicidade; por isso, querem ter experiências positivas de consumo. O grupo é composto por pessoas de todas as idades que valorizam o bem-estar do corpo e da mente.
As experiências de consumo são importantes para este grupo, por isso, buscam sentido científico e afetivo nos serviços de beleza que escolhem.
Além disso, querem consumir novidades e gostam de mostrar para os outros, por isso ambientes instagramáveis e que favoreçam o conforto são essenciais para agradar este grupo.
O grupo dos super básicos foge de produtos e serviços que não fazem sentido para a perspectiva de vida deles.
Estas pessoas não ligam para as tendências e querem gastar menos e melhor. Buscam experiências afetivas e básicas. Por isso, normalmente são fiéis a poucas marcas e tendem a manter um relacionamento a longo prazo.
O ano de 2023 será marcado por consumidores que buscam felicidade e mudanças através dos hábitos de consumo. Para adaptar seu salão às novas tendências de consumo, é essencial se posicionar frente a esse desejo de mudança.
Portanto, aderir ao uso de marcas de prestígio, produtos funcionais, que prezam pela ética ambiental e o bem-estar do corpo e da mente, além de oferecer serviços com embasamento científico e em ambientes estéticos e confortáveis, pode te ajudar a se adequar às tendências de consumo em 2023.
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