Saiba como o visagismo pode ajudar a encontrar o corte ideal para seu cliente
Você já deve ter ouvido falar em visagismo. O conceito une as premissas de harmonia e estética, e vai ao encontro das novas demandas do mercado de beleza e do novo perfil do consumidor de beleza que, de acordo com a WSGN, busca por serviços especializados e atendimento individualizado.
Quer saber o que é visagismo e como ele pode te ajudar a encontrar o corte de cabelo ideal para cada biotipo? Segue o fio que preparamos com tudo o que você precisa saber sobre o tema.
Visagismo é um conjunto de técnicas que se baseia na ideia de que toda imagem e todo objeto possui uma identidade, definida pelo conjunto de linhas, formas, cores e composição, que geram sensações e emoções.
Por isso, o visagismo no mercado de beleza propõe a observação e análise das características físicas e psicológicas do cliente para adequar o corte e a coloração do cabelo. A ideia é valorizar as qualidades e disfarçar aquilo que não agrada tanto.
Embora a teoria proponha a análise psicológica, que pode soar um pouco complicada de aplicar, visto a realidade de uma rotina de salão, o visagismo indica os tipos de personalidade e os formatos de rosto mais comuns para a maioria das pessoas.
Assim, é possível se basear nas linhas e traços do rosto e na autoavaliação psicológica do cliente para propor cortes de cabelo, coloração e penteados. Saiba mais a seguir.A teoria propõe 4 personalidades-padrão, baseadas nos arquétipos propostos por Carl Jung, psiquiatra e psicoterapeuta, fundador da psicologia analítica. Confira:
- Personalidade sanguínea: pessoas extrovertidas e criativas. Normalmente transmitem alegria onde chegam.
- Personalidade melancólica: pessoas elegantes, que usualmente possuem muita sensibilidade. Possuem belezas fora do comum e normalmente inspiram calma.
- Personalidade colérica: pessoas com atitude, corajosas. São determinadas e gostam de ocupar lugares de poder. Costumam influenciar a seriedade.
- Personalidade fleumática: pessoas acolhedoras, normalmente ligadas à espiritualidade. Inspiram calma e delicadeza.
Essencialmente, existem seis formatos de rosto. Hoje em dia existem até filtros de fotos que auxiliam no processo de definição, porém confira as características essenciais de cada um deles:
- Rosto redondo: linhas e traços arredondados, com poucos ângulos em destaque.
- Rosto oval: a linha vertical é maior que a linha horizontal, também possui poucos ângulos em destaque.
- Rosto retangular: a linha vertical é bem maior que a horizontal, quase o dobro, com limites retos e bem definidos.
- Rosto quadrado: as linhas verticais e horizontais são do mesmo tamanho, com limites retos.
- Rosto diamante: a linha vertical é maior que a horizontal, com destaque para o queixo, que costuma ser fino e pontiagudo.
- Rosto coração: a linha vertical é maior que a horizontal, com testa e maçãs do rosto mais largas, assim como no diamante, o queixo costuma ser fino e pontiagudo.
A partir da determinação desses dois aspectos: personalidade e formato de rosto, você terá dados para auxiliar na escolha do corte de cabelo ideal para aquele cliente.
A academia Pivot Point é líder em educação continuada para hairstylists no Brasil e no mundo. Há mais de 60 anos oferece formação e aperfeiçoamento para profissionais curiosos e que se desafiam a sair da zona de conforto. Confira nossa grade de cursos presenciais e a distância.