Setembro amarelo: dicas para cuidar da saúde mental
A prevenção ao suicídio é pauta de debate neste mês. Por isso, no texto de hoje vamos te explicar o que é setembro amarelo, daremos dicas de como dar apoio para alguém com depressão ou ansiedade e quais são os especialistas indicados para o tratamento.
Então, se quer saber mais sobre o tema, segue fio. E lembre-se, ao primeiro sinal de tristeza profunda, busque ajuda profissional.
Saiba mais: O CVV, Centro de Valorização da Vida, atende 24 horas pessoas que queiram conversar ou pedir ajuda. A organização atende pelo telefone 188, via chat, e-mail, ou nos postos de atendimento, confira o endereço em sua cidade.
Setembro amarelo é uma campanha criada em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP para prevenir o suicídio. O tema da campanha de 2022 é: a vida é a melhor escolha!
Segundo dados da biblioteca do ministério da saúde, no Brasil, são registrados em média 12 mil suicídios anuais e cerca de 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais.
Segundo Drauzio Varella, escutar, apoiar, não diminuir e nem relativizar a dor de quem está passando por um quadro de depressão ou ansiedade são a base para lidar com a situação de uma forma saudável.
Oferecer suporte emocional é essencial, por isso, ao invés de questionar o porquê a pessoa está com tristeza profunda, ansiedade ou pensamentos suicidas, ofereça escuta ativa e acolhimento e estimule a busca por ajuda profissional.
Além disso, não se coloque como referência de comportamento, lembre-se que seus valores e sentimentos não são parâmetros de saúde e felicidade. Apenas um tratamento adequado consegue mudar um quadro de depressão profunda.
Segundo Theo Ruprecht, colunista da Veja Saúde, os profissionais mais indicados para o tratamento de um quadro grave de depressão e/ou ansiedade são os médicos psiquiatras e os psicólogos.
A psiquiatria é a área da medicina responsável por atender, diagnosticar, tratar, reabilitar e prevenir transtornos mentais e de comportamento. O médico psiquiatra é quem indicará o tratamento adequado, que pode ou não ter intervenção medicamentosa.
Já a psicologia, é a área de estudo que analisa os fenômenos psíquicos e de comportamento dos seres humanos. Um tratamento psicoterápico eficaz deve considerar as emoções, pensamentos e valores do indivíduo através de escuta ativa e diálogo especializado.
Apenas um tratamento adequado é capaz de prevenir um caso de suicídio. Preservar a vida é essencial, por isso, fale abertamente sobre o tema. Juntos podemos desestigmatizar os transtornos mentais e de comportamento.