Sustentabilidade: Cabeças de manequim da Pivot Point
Saiba mais sobre o processo de fabricação dos manequins da Pivot Point e seus pilares de sustentabilidade e social.
Conhecida por sua excelência nos cursos voltados aos profissionais de cabelo e barba, a Pivot Point também se diferencia pelos manequins que fornece durante suas aulas práticas, produzidas com cabelo humano. As bonecas são confeccionadas na própria fábrica da Pivot Point em Hong Kong, onde cada um dos fios é aplicado individualmente, seguindo o caimento natural. Quando esses cabelos chegam na fábrica, eles passam pelo processo de limpeza e recebem o tratamento necessário para sustentarem os procedimentos com cosméticos e tinturas. Ao oferecer aos alunos fios naturais para trabalharem, a marca proporciona uma experiência idêntica àquela que ele vai vivenciar no mercado de trabalho com suas clientes.
De olho no impacto ambiental causado pelas suas ações, a Pivot Point tem o cuidado de fazer com que todos os resíduos químicos derivados desse processo passem por um sistema de purificação antes de voltar para o meio ambiente. Ao final, o nível de toxicidade da água é medido para que ela retorne à natureza o mais pura possível.
Responsabilidade social
Além da atenção ao processo produtivo, também existe uma preocupação com os colaboradores, que encontram boas condições de trabalho, uma jornada de trabalho regular, salários justos e os mesmos direitos que os educadores, por exemplo. Ao produzir cada boneca, aplicar cada fio de cabelo, essas pessoas constroem suas trajetórias profissionais e pessoais e participam diretamente também da transformação profissional de quem recebe essas cabeças. É um ciclo do bem que não tem fim.
Cada um dos manequins Pivot Point têm uma pequena etiqueta com a inscrição SA8000. Essa é sigla de uma norma internacional de responsabilidade social que assegura: cada processo de produção, humano e global, é o melhor que se pode alcançar. A SA8000 é baseada em convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e é uma das mais influentes normas do mundo. É uma ferramenta que protege os trabalhadores ao longo de cada etapa da cadeia produtiva.