Tudo o que você precisa saber sobre cabelo crespo

Compreenda as particularidades do cabelo crespo e saiba como definir os fios que são símbolo da cultura e beleza negras. 

Saber diferenciar os tipos de cabelo e conhecer as particularidades de cada um deles é importante para que os profissionais de beleza adaptem as técnicas de corte, texturização e coloração com foco em resultados impecáveis. O cabelo crespo, por exemplo, ainda é cercado por muitas dúvidas e mitos.

Isso se explica em parte pela baixa incidência desse tipo de fio na população brasileira, já que, em média, 4% das mulheres têm fios crespos e apenas 2% dos homens. Porém, apesar da baixa ocorrência, os cachos crespos são um forte símbolo da cultura e beleza negras e fazem sucesso em passarelas, editoriais de moda e cultura pop.

Para te ajudar e entender as características dos cabelos crespos, preparamos este guia completo. Aqui você aprenderá o que é um fio de cabelo crespo, os principais mitos e tratamentos, e descobrirá quais técnicas de definição estão em alta no momento.

Quais as características de um cabelo crespo?

Os cabelos crespos são chamados também de cachos do tipo 4, podendo se encaixar no tipo 4A, 4B e/ou 4C. O fio costuma ser fino e tem formato espiralado. Além disso, apresenta fator de encolhimento alto, ou seja, quando seco pode ter até metade do tamanho real.​
Para além dessas características físicas, os cabelos crespos também possuem particularidades quanto ao ângulo de nascimento no couro cabeludo, composição do fio e fator de hidratação, confira:
  • Crescem em um ângulo agudo, ou seja, quase paralelo ao couro cabeludo;
  • Apresentam mais ligações de pontes de dissulfeto, que são as proteínas que formam o fio;
  • Tendem a ser fios mais secos, já que a circunferência dos fios dificulta a chegada dos óleos naturais produzidos na raiz até o comprimento e as pontas.​

Principais mitos sobre o cabelo crespo

Os mitos envolvendo os cachos do tipo 4 são amplamente divulgados e, ao invés de ajudarem a fortalecer a cultura afro, desinformam. Confira a seguir os principais deles e os motivos pelos quais são considerados mitos.
  • Cabelo crespo demora mais para crescer: mito, pois a média de crescimento é de 1,2 cm por mês, muito similar aos outros tipos de fios. O que acontece é que, por apresentar curvatura acentuada, demora mais para aparentar o crescimento;
  • Usar chapinha não afeta a curvatura: mito, principalmente se o uso da chapinha for excessivo, já que o calor desidrata o fio de cabelo e fragiliza a estrutura, fazendo com que perca a definição;
  • Usar produtos em excesso ajuda a definir os cachos: talvez o mito mais disseminado sobre cabelos crespos, a verdade é que não é a quantidade de produto que ajudará na definição e sim o uso correto e a manutenção constante da saúde dos cachos. Errar a mão na quantidade de creme para pentear, por exemplo, pode resultar em fios pesados e sebosos.​

Como definir o cabelo crespo?

A missão de definição de cabelos do tipo 4ABC não é difícil, nem impossível, mas exige um grau de cuidado maior que o cabelo liso, devido às suas particularidades. O mais importante é manter os fios sempre hidratados, pois isso ajudará a manter a curvatura natural em formato espiralado.

Algumas técnicas são famosas nas redes e testadas pelos donos de fios crespos do mundo todo. Confira a seguir as principais tendências quando o assunto é definição de cabelos crespos.

Técnicas de texturização

As técnicas de texturização fazem sucesso nas redes e são amplamente divulgadas na maioria dos canais de comunicação engajados em cabelos cacheados, você provavelmente já ouviu falar sobre alguma delas, confira:​
  • Fitagem;
  • Plopping; 
  • Dedoliss;
  • Twists torcidinhos;
  • Coquinhos;
  • Tranças.​

Saiba mais: Como cuidar de cabelo cacheado: saiba tudo sobre o tema. 

Difusor de cachos

A secagem de cabelos crespos com auxílio de difusor é a técnica mais indicada para uso em salão e pode ser combinada a alguma técnica de texturização, como a fitagem ou o plopping. O resultado será nada menos que cabelos volumosos, brilhantes e com muita definição.

Hidratação

Como já expomos, a desidratação do fio crespo é o maior vilão desse tipo de cacho, isso porque seu formato espiralado dificulta que a hidratação natural dê conta de manter o equilíbrio necessário para a definição do cacho.

Portanto, para manter o cabelo crespo definido e saudável é importante manter um calendário de hidratação assíduo e usar uma quantidade adequada de produto, já que, como vimos, o uso excessivo não é sinônimo de cachos bonitos.

Pivot Point é líder em Educação Continuada para hairstylists no Brasil e no mundo

A academia Pivot Point oferece formação e aperfeiçoamento para profissionais curiosos e que se desafiam a sair da zona de conforto. Nos siga no Instagram para ficar por dentro da nossa agenda de eventos e cursos.