Tudo o que você precisa saber sobre cabelo crespo
Compreenda as particularidades do cabelo crespo e saiba como definir os fios que são símbolo da cultura e beleza negras.
Saber diferenciar os tipos de cabelo e conhecer as particularidades de cada um deles é importante para que os profissionais de beleza adaptem as técnicas de corte, texturização e coloração com foco em resultados impecáveis. O cabelo crespo, por exemplo, ainda é cercado por muitas dúvidas e mitos.
Isso se explica em parte pela baixa incidência desse tipo de fio na população brasileira, já que, em média, 4% das mulheres têm fios crespos e apenas 2% dos homens. Porém, apesar da baixa ocorrência, os cachos crespos são um forte símbolo da cultura e beleza negras e fazem sucesso em passarelas, editoriais de moda e cultura pop.
Para te ajudar e entender as características dos cabelos crespos, preparamos este guia completo. Aqui você aprenderá o que é um fio de cabelo crespo, os principais mitos e tratamentos, e descobrirá quais técnicas de definição estão em alta no momento.
Quais as características de um cabelo crespo?
- Crescem em um ângulo agudo, ou seja, quase paralelo ao couro cabeludo;
- Apresentam mais ligações de pontes de dissulfeto, que são as proteínas que formam o fio;
- Tendem a ser fios mais secos, já que a circunferência dos fios dificulta a chegada dos óleos naturais produzidos na raiz até o comprimento e as pontas.
Principais mitos sobre o cabelo crespo
- Cabelo crespo demora mais para crescer: mito, pois a média de crescimento é de 1,2 cm por mês, muito similar aos outros tipos de fios. O que acontece é que, por apresentar curvatura acentuada, demora mais para aparentar o crescimento;
- Usar chapinha não afeta a curvatura: mito, principalmente se o uso da chapinha for excessivo, já que o calor desidrata o fio de cabelo e fragiliza a estrutura, fazendo com que perca a definição;
- Usar produtos em excesso ajuda a definir os cachos: talvez o mito mais disseminado sobre cabelos crespos, a verdade é que não é a quantidade de produto que ajudará na definição e sim o uso correto e a manutenção constante da saúde dos cachos. Errar a mão na quantidade de creme para pentear, por exemplo, pode resultar em fios pesados e sebosos.
Como definir o cabelo crespo?
A missão de definição de cabelos do tipo 4ABC não é difícil, nem impossível, mas exige um grau de cuidado maior que o cabelo liso, devido às suas particularidades. O mais importante é manter os fios sempre hidratados, pois isso ajudará a manter a curvatura natural em formato espiralado.
Algumas técnicas são famosas nas redes e testadas pelos donos de fios crespos do mundo todo. Confira a seguir as principais tendências quando o assunto é definição de cabelos crespos.Técnicas de texturização
- Fitagem;
- Plopping;
- Dedoliss;
- Twists torcidinhos;
- Coquinhos;
- Tranças.
Saiba mais: Como cuidar de cabelo cacheado: saiba tudo sobre o tema.
Difusor de cachos
Hidratação
Como já expomos, a desidratação do fio crespo é o maior vilão desse tipo de cacho, isso porque seu formato espiralado dificulta que a hidratação natural dê conta de manter o equilíbrio necessário para a definição do cacho.
Portanto, para manter o cabelo crespo definido e saudável é importante manter um calendário de hidratação assíduo e usar uma quantidade adequada de produto, já que, como vimos, o uso excessivo não é sinônimo de cachos bonitos.