Você está perdendo dinheiro? Saiba como precificar corretamente seus serviços

Definir os valores dos serviços prestados no seu salão de beleza ou barbearia não é tarefa fácil. Mas, esse planejamento é fundamental para o sucesso do seu negócio. Cobrar preços muito baixos ou muito altos pode comprometer todo o investimento feito na hora de montar o estabelecimento. Para ajudar a entender os principais fatores na hora de definir os preços, a Pivot Point preparou algumas dicas importantes:


Identifique os custos fixos e os variáveis

Comece identificando seus custos. Os fixos são aqueles que o salão terá independente de quantos serviços ou produtos vender, como água, telefone, internet, aluguel, faxineira, entre outros. Os custos variáveis estão relacionados a cada serviço feito no salão, como taxa de cartão, comissão do funcionário, utensílios descartáveis, produtos utilizados, etc. É preciso levar em conta todos os custos para realizar a precificação, é comum que muitos estabelecimentos coloquem preços nos serviços esquecendo-se de contar custos fixos, como o da energia, por exemplo.


Coloque na balança os custos e as receitas

Descobrir o quanto você gasta e o quanto você ganha é primordial para entender se o seu salão de beleza é lucrativo ou não. O cálculo é simples, diminua suas despesas do valor das suas vendas para ver se o serviço/produto que você vende vale a pena para o seu negócio. Se você está gastando mais do que ganhando, a conta não bate e é preciso mexer nos valores para não ter prejuízo.


Avalie o lucro desejado

Depois de ter definida a porcentagem de lucro que deseja conseguir com cada serviço é preciso focar em colocar os preços de uma maneira que eles não fiquem muito abaixo da concorrência, para que você não perca a oportunidade de ter faturamento e lucro maiores. Funciona também ao contrário, já que, se o seu serviço tiver um preço muito mais alto do que o dos concorrentes e você não conseguir mostrar todo o valor agregado da sua marca, será difícil atrair e fidelizar os clientes.


Estude a concorrência

Este é o tipo de precificação mais utilizado pelo mercado brasileiro. O empreendedor começa ligando nos salões da redondeza e pesquisa os valores dos serviços de corte, escova, manicure e aplica um valor parecido no seu negócio, sem mapear nenhum custo. Um erro! O concorrente tem os mesmos custos que você? Ele usa os mesmos produtos? Qual a comissão e lucratividade dele, são as mesmas que você aplica? Compreenda que tudo isso afeta o preço e que ele tem a ver com seus custos reais. Entenda o mercado e o público que você quer atingir.


Agregue valor ao serviço

Quando você é reconhecido por um serviço bem feito, um atendimento diferenciado ou um produto especial, o cliente enxerga valor no seu produto e aceita pagar um preço maior pela experiência e qualidade.

Em um mercado onde a oferta de opções é enorme, mostrar ao público o diferencial do seu produto ou serviço é essencial. Portanto, é importante não pensar somente em preço, mas na qualidade e benefícios que você vai entregar ao seu consumidor. É isso que faz com que a precificação esteja ligada diretamente a uma boa estratégia de vendas.